Criopreservação de Embriões


O Setor de Criogenia Animal foi criado em 2009 em resposta a uma demanda crescente aos novos modelos biológicos com a finalidade de preservar o patrimônio genético das linhagens.

Visto que muitos biotérios estão no limite de sua capacidade, o banco de germoplasma fornece uma ferramenta segura, do ponto de vista genético e sanitário, para manutenção de modelos animais. Ao mesmo tempo, incentiva a redução de uso dos mesmos, de acordo com princípios éticos e de bem-estar com os quais a unidade está comprometida.

Ainda, considerando-se as dificuldades e o custo da importação de animais, bem como os riscos inerentes ao processo (óbitos ou contaminação sanitária no decorrer do transporte), criou-se a necessidade de um núcleo com estrutura capaz de receber e manter este material biológico.

 De um modo geral, a manutenção de diferentes colônias implica na disponibilidade de espaço físico com uma estrutura bem planejada, além de equipamentos caros e mão de obra especializada de funcionários e atenção veterinária, tornando o processo oneroso e indesejável para linhagens subutilizadas.

O setor de criogenia também disponibiliza serviços de reprodução assistida em que são realizadas técnicas de fertilização in vitro, derivação, recuperação e revitalização de linhagens.

A unidade conta ainda, com uma equipe treinada para oferecer assessoria técnica-científica e administrativa na solicitação de qualquer dos serviços disponibilizados.

Solicitação de serviços



Diretoria Técnica de Apoio
ao Ensino e Pesquisa
Biotério Central da FMUSP

Av. Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César - CEP: 01246-903
São Paulo - SP
Fone: (55.11) 3061-7412
Fax: (55.11) 3061-8279